Mensagem de Boas Vindas

Boas Vindas

Bem-vindo ao site da Embaixada de Portugal em Teerão.

Aqui encontrará informação útil sobre Portugal e o Irão, em português, persa e inglês.

As nossas relações com o Irão, berço de grande e antiga civilização, remontam há algo mais de quinhentos anos. O papel da Embaixada de Portugal em Teerão consiste em atualizar, dinamizar e densificar tal secular interação, concorrendo para um melhor conhecimento recíproco entre os nossos povos e para o aprofundamento da cooperação entre ambos os Estados, em matérias de interesse comum.

Em 2021, Portugal ostentará, a partir de 1 de janeiro e até final de junho, pela quarta vez, a Presidência da União Europeia, que não dispõe de Delegação em Teerão. Contamos também assumir tal responsabilidade, coordenados com os nossos parceiros, pelo menos com o mesmo êxito que obtivemos em anteriores exercícios.

Bem-vindos!

 

Inscrição na Secção Consular de Nacionais Portugueses a Residir no Irão: sconsular.teerao@mne.pt

Mais notíciasNotícias

 

Vacina intra-nasal que protege do coronavírus com reforço da capacidade de resposta nos pulmões, da empresa portuguesa Immunethep, vai começar a ser testada. Caso seja aprovada, a produção será feita com uma empresa no Canadá com a qual a biotecnológica portuguesa já trabalha noutra vacina.

O conhecimento gerado no processo de desenvolvimento de outras vacinas permitiu à biotecnológica portuguesa avançar rapidamente para ensaios de desenvolvimento de uma vacina para a COVID-19. O principal produto da Immunethep é uma vacina antibacteriana de largo espetro, pronta para entrar em ensaios clínicos, mas com a pandemia COVID-19 a empresa biotecnológica decidiu colocar as capacidades e conhecimento adquirido no desenvolvimento de novas soluções que possam ajudar a parar a doença COVID-19 e as suas consequências.

A vacina da Immunethep pretende prevenir a doença e evitar a transmissão de humano para humano. Outro produto que a empresa está a desenvolver – anticorpos antibacterianos – permitirá reduzir as infeções bacterianas oportunistas que representam pelo menos 50% do número de casos fatais dentro dos pacientes com COVID-19.

A Immunethep propõe ainda uma forma diferente de administração da vacina da COVID-19, por via intranasal, de modo a aumentar a capacidade de resposta ao vírus, que afeta principalmente as vias respiratórias.

Portugal é um país aberto aos negócios, pronto a fornecer investigação de topo ao mundo. A Immunethep é um dos muitos exemplos de #PortugalOpenForBusiness.

Portugal é um país aberto aos negócios, que não parou de produzir e inovar perante a crise COVID-19.

Encontrará abaixo alguns dos muitos exemplos de empresas portuguesas que conseguiram lançar projetos inovantes no difícil contexto da pandemia. 

#PortugalOpenForBusiness

  • Mundotêxtil – A empresa têxtil portuguesa Mundotêxtil introduziu nos seus produtos o novo acabamento Multivitamin, que promete transformar o mercado de têxteis-lar. Através da tecnologia R-Vital®, a empresa produz têxteis com uma variedade de ingredientes ativos microencapsulados que são absorvidos pela pele depois de serem libertados da cápsula devido à fricção. Nos seus produtos R-Vital® Multivitamin a empresa portuguesa usa uma combinação de Vitamina C, Vitamina E e Gengibre, desenvolvida para estimular o sistema imunológico e o bem-estar dos utilizadores.
  • Talkdesk–  A empresa portuguesa de software na cloud para contact centers Talkdesk, apoiou a continuidade de negócio de diversas empresas globais durante a pandemia, ao permitir uma transição para a cloud em apenas 3 dias.

    A Talkdesk procura tornar a estrutura cloud dos contact centers numa das principais vantagens competitivas de negócios inovadores. A sua criatividade e rápido crescimento levaram a que a Talkdesk fosse reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, pelo ranking Forbes Cloud 100. Com uma equipa de mais de 1.000 pessoas e uma aposta enorme no R&D, a Talkdesk tem atualmente mais de 300 vagas abertas.

  • Riopele – ViralRepel é o novo acabamento da empresa têxtil portuguesa Riopele que previne e combate vírus e bactérias nos produtos têxteis. Com uma eficácia a rondar os 99%, este novo acabamento é resistente a lavagens domésticas, amigo do ambiente e pode ser utilizado em qualquer tipo de fibras têxteis.

    Além de prevenir a manutenção de vírus e bactérias nos artigos, este novo acabamento é capaz de combater maus odores, representando uma maior higiene para as peças têxteis. O ViralRepel pode ser utilizado com eficácia e segurança em qualquer tipo de fibra têxtil, estando também dermatologicamente testado para o contacto com a pele.

  • ALS– Desde o início da pandemia de COVID-19 em Portugal, a ALS ControlVet disponibilizou os seus serviços de biologia molecular para diagnóstico deste vírus em humanos através da técnica de Real Time PCR, com a devida aprovação pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. A carência dos kits de PCR e seus componentes, necessários para diagnóstico da COVID-19, levou o grupo australiano ALS a instalar em Portugal um novo laboratório de produção destes kits, incluindo a síntese bioquímica dos seus componentes e posterior realização em larga escala destes testes.

    Inicialmente o laboratório terá a capacidade de produzir kits e/ou componentes para a realização de cerca de 8.000 testes/dia, com possibilidade de triplicar a capacidade de produção. Neste momento o laboratório encontra-se a preparar o dossier técnico para obtenção da marca CE, que certifica a conformidade dos kits com os requisitos da UE em matéria de segurança, saúde e proteção do ambiente.

    Este investimento permitirá que Portugal se torne autónomo na produção destes kits e dos seus componentes, bem como a sua exportação.

  • ROQ – A ROQ Mask é 100% desenhada e construída em Portugal pela ROQ, empresa produtora de máquinas para a indústria têxtil. A ROQ Mask produz 100 máscaras cirúrgicas por minuto – máscaras que atendem às normas internacionais As primeiras unidades da ROQ Mask estão a receber feedback positivo do mercado europeu. A máquina produz máscaras cirúrgicas Tipo I e Tipo II, utiliza ultrassom para soldar o material e cada máscara pode ter até 4 camadas. O método de produção inclui elástico e clipe nasal.

    A ROQ está já a projetar outras máquinas para produzir diferentes Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

  • Dreamcircuit – A empresa portuguesa DreamCircuit desenvolveu, em parceria com um conjunto de entidades e empresas especializadas, o BiosafeCross, um túnel de descontaminação totalmente customizável que alia a sanitização do espaço e pessoas a uma solução personalizável, não invasiva e de ativação de marca, adequada a uma multiplicidade de negócios.

    O BiosafeCross é uma ferramenta certificada e modular, sendo uma resposta para prevenir e limitar a disseminação do vírus COVID-19 em ambientes laborais e sociais.

  • Cavedigital – Para apoiar o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a empresa portuguesa CAVEDIGITAL implementou no hospital o SMART GOVERNANCE, uma solução de gestão de governança corporativa para ecossistemas de tomada de decisão.

    A solução permitiu a este hospital, que está na vanguarda da luta contra o vírus COVID-19 em Portugal, manter a agilidade na tomada de decisão e a velocidade e eficiência dos processos hierárquicos durante este momento de crise de saúde pública, permitindo respostas rápidas no combate ao vírus.

  • MTEX NS – MTEX NS cria soluções de equipamentos para esterilização de roupa, calçado, acessórios e ambientes com recurso a tecnologia e conhecimento interno. A linha Cleancare, testada e certificada pela Universidade de Saragoça, na pessoa do Professor Juan Badiola, garante a inativação a 100% do SARS-CoV-2. A MTEX NS torna-se assim numa das poucas empresas a nível mundial a conseguir este feito.
  • Armisepi – A Armisepi, empresa situada em Viseu, foi criada no início da crise COVID-19 para dar resposta às necessidades de fabrico e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual e de Dispositivos Médicos.

    A sua produção inclui máscaras cirúrgicas, semi-máscaras respiratórias, comercialização e assemblagem de viseiras e ainda vestuário descartável e reutilizável. Os seus produtos serão comercializados sob as marcas Divergent e Protectio.

    A empresa está a equacionar a internacionalização destas marcas, ajudando outros países a combater o vírus.

  • Greenapple – O know-how adquirido com o Bongó, o primeiro produto de smart furniture desta empresa portuguesa, permitiu à Greenapple, em pleno confinamento, desenvolver em parceria com o Instituto Superior Técnico o produto Biocheck-in, dispositivo checkpoint de saúde pública, já disponível em www.biocheckin.pt.

    O momento desafiante que vivemos agiu como um acelerador da estratégia da empresa portuguesa de mobiliário e interiores para os próximos anos, seguindo a tendência atual de integração da tecnologia Internet of Things em bens de consumo, numa combinação de mestria dos artesãos, a inovação tecnológica e o pensamento de design.

  • Quidgest – colocando a tecnologia ao serviço da saúde, a Quidgest desenvolveu o VIRVI um software de gestão de emergência hiper ágil. Desenvolvido em Portugal, em tempo recorde, com a mais avançada engenharia de modelação e geração automática de software, é rapidamente evolutivo, centrado em dados e, consequentemente, no paciente mais urgente. O VIRVI é único, especialmente na forma como ajuda a dominar, com segurança e privacidade, a gestão de crises sociais e de saúde pública.
  • AgroAguiar – a AgroAguiar, especialista em frutos congelados portugueses, integrou o restrito número de fornecedores de uma das maiores indústrias de alimentação para bebés da Europa, em pleno cenário de pandemia. O contrato de fornecimento é a garantia dos elevados padrões de rastreabilidade, segurança alimentar e qualidade de produto AgroAguiar e também o reconhecimento da excelência da agricultura portuguesa.

    Um pouco por todo o mundo, bebés vão ser alimentados com deliciosos e nutritivos frutos portugueses!

  • 360imprimir – A 360imprimir, marca que faz parte do grupo tecnológico português BIZAY, presente em 22 países e com uma faturação de 30 Milhões € em 2019, decidiu devido à pandemia criar um supermercado online e tudo em 15 dias. O 360hyper.pt entrega em menos de 4 horas e tem sido um sucesso, tendo nos 2 primeiros meses faturado mais de 300 mil €.
  • Corticeira Amorim – resistência do sobreiro inspira Corticeira Amorim durante pandemia. “A resiliência, característica da árvore extraordinária que está na base do nosso negócio, o sobreiro, foi a premissa da gestão quotidiana nestes dias desafiantes. Na Corticeira Amorim foi o espírito de missão exemplar de uma equipa unida por uma paixão comum - a cortiça - que permitiu ultrapassar esta crise sem precedentes. Rapidamente foram implementadas medidas de segurança que permitiram continuar a nossa atividade quase a 100% nas diversas unidades de negócio, mantendo as nossas cadeias de distribuição ativas, fornecendo os nossos muitos milhares de clientes.”
  • Petratex –  A Petratex, líder internacional na indústria têxtil, está a reforçar a aposta no setor médico e hospitalar, com a criação e produção de máscaras e diversos equipamentos de proteção individual. A empresa espera com a sua aposta na inovação e mindset fora do comum tornar-se num interveniente de valor acrescentado para a comunidade.
  • Colquímica - Ciente da importância dos seus produtos no fabrico de bens de primeira necessidade, a Colquímica Adhesives readaptou a produção para garantir a satisfação de carências urgentes provocadas pela COVID-19 no mercado hospitalar e alimentar. A empresa afetou, ainda, parte dos recursos humanos e materiais à produção de gel desinfetante para as mãos e doou vários EPI a unidades de saúde onde a empresa tem unidades industriais.

Portugal é um país aberto aos negócios, pronto a fornecer inovação ao mundo.

#PortugalOpenForBusiness

Contactos

N.º 16, Rouzbeh Alley, Hedayat Ave., Darrous
Teerão – Irão
(Embaixada)
+(9821) 225 827 60 (Secretariado Embaixador)
+(98) 990 578 26 17 (Emergência)
sconsular.teerao@mne.pt (Secção Consular)
teerao@mne.pt (Secretariado Embaixador)
aicep.teerao@portugalglobal.pt (AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático